E-commerce


Segundo Kotler e Armstrong (2007, p.444), “as compras on-line continuam a crescer a uma velocidade saudável. Cerca de 65 por cento dos usuários on-line nos Estados Unidos hoje, utilizam a Internet para fazer compras”.

Falando de E-commerce

Nos Estados Unidos o crescimento das vendas online iniciou-se com a Amazon.com (1995), que até hoje continua sendo o modelo referencial para todo o comércio eletrônico varejista.

No Brasil, esse processo começou quatro anos depois, com diversas lojas iniciando as vendas online entre elas destacam-se o Submarino e a Americanas.

Podemos definir o e-commerce ou comércio eletrônico como o processo que envolve a compra e/ou venda por meios digitais, em especial um computador.

O comércio eletrônico é um dos setores que mais cresce no mundo. O varejo online em 2009, segundo os índices da e-bit, faturou R$ 10,6 bilhões, um crescimento de 30% no faturamento e aumento de 33% de consumidores em relação ao ano de 2008 no Brasil.

Um dos fatores que contribuem para este crescimento é o aumento da confiança dos consumidores, pois 86,3% das pessoas que fizeram compras pela internet, durante o ano de 2009, sentiram-se satisfeitas.

Segundo o diretor geral da e-bit, Guasti (2010), ainda há muito espaço para crescer, pois os 17,6 milhões de e-consumidores representam apenas 26% dos internautas no Brasil que atingiu 66,3 milhões de internautas em 2009.

Fonte:

trechos de O Luxo no Comércio Eletrônico*

por Renata Reis


*Artigo apresentado como parte de trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob orientação da Prof. Dra.Liriam Luri Y. Yanaze.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s