Compra Coletiva – Inovação no e-Commerce


A nova queridinha dos e-consumidores são os sites de compra coletiva. Um novo formato no e-commerce que há sete meses tornou-se uma febre na internet.

Compra Coletiva - Inovação no e-commerceOs sites de compras coletivas vêm demonstrando ser um negócio promissor para o comércio eletrônico. Uma prova deste sucesso é a recente aquisição do Oferta X (site de compra coletiva) pelo Comprafacil.com (player do comércio eletrônico). O Comprafacil.com inovou e garantiu uma vantagem competitiva no mercado tornando-se o primeiro site de compra coletiva a oferecer produtos aos seus clientes.

Alguns números do mercado:

No Brasil

  • O formato foi estreado pelo Peixe Urbano em março de 2010
  • São 4,5 milhões de usuários
  • Mais de 40 sites
  • A estimativa é que o setor movimente mais de R$ 300 milhões por ano no mercado brasileiro
  • Alguns  sites já possuem mais acessos que os tradicionais sites de comércio eletrônico
  • Ranking brasileiro: 1o Peixe urbano, 2o Clube Urbano,  3o Qpechincha, 4o Clickon e 5o Imperdível

No Mundo

  • O 1o site de compra coletiva foi o Groupon em novembro de 2008 nos Estados Unidos
  • Nos Estados Unidos existem mais de 200 sites
  • Na China são mais de 400

E foi um twett que chamou-me  a atenção para o assunto:

“ricardodantas: Pessoal, já falei. Não tenho nenhum preconceito com homens frequentarem spas, só que os sites de compra coletiva estão oferecendo só isso.

@ricardodantas até eu “mulher” também já cansei disso..

@_RenataReis_ será que os bares e restaurantes não gostaram da experiência de compra coletiva ou será que estão focando apenas em mulheres?

@ricardodantas sinceramente não sei. Essa onda de compra coletiva não me pegou. Tenho minhas dúvidas ainda… vamos ver!”

Eis que parei e fui conferir o tipo de serviços e promoções que chegam  a 90% de desconto e deparei-me com uma oferta imperdível – daquelas que deixariam qualquer um com remorso se não comprasse – e tem sido esta a sensação que tenho cada vez que recebo um e-mail marketing dos diversos sites de compra coletiva que acompanho.

O grande apelo da compra coletiva é estimular a compra por impulso, pois os serviços e descontos oferecidos transmitem a sensação de algo “imperdível”, “compre agora”, “única chance”…

Conforme citado pelo Ricardo, realmente não há nada muito inovador. As ofertas vagueiam por gastronomia e estética, raramente aparece algo que foge  a esta linha, porém se considerarmos que  estes serviços não estavam disponíveis no comércio eletrônico, identificamos um dos motivos para a rápida aceitação e tamanho sucesso do negócio.

Em se tratando de vendas, a negociação é um outro motivo, pois vem de raízes buscar uma boa pechincha e tentar ganhar um desconto nas compras, e é exatamente isso que os sites de compra coletiva fazem.

Trazem a melhor negociação  para nós – clientes – sem que precisemos abrir a boca e iniciar uma pechincha.

Para Tomanini, “a atividade de vendas tem como foco efetivar/estimular um consumo cuja propensão foi planejada e ferramentalizada por marketing.”

Vejo a compra coletiva como uma evolução no e-commerce – um passo largo no que diz respeito a compra por impulso – principalmente porque o número mínimo de compradores tem sido facilmente atingido e  não é mais um fator preocupante. Um exemplo, é o Peixe Urbano que nunca teve uma oferta anunciada com número mínimo de compradores não atingidos.

Uma outra estratégia destes sites é divulgar a página com as “Ofertas Recentes”, pois o cliente pode constatar a perda de uma superoferta. Essa sensação faz com que muitos clientes criem uma expectativa acerca de novas ofertas e passe a acompanhar diariamente a “Oferta do Dia” minimizando a sensação de perda.

Minha experiência

Compra Coletiva - Inovação no e-commerceRecentemente fiz minha primeira compra, e junto comigo mais 1.149 clientes. Estou imaginando como será o atendimento, pois embora os preços sejam tentadores – e isso só não basta –  a experiência de compra precisará corresponder igualmente.

Diante do alto número de compradores, as empresas anunciadas precisam de uma boa infraestrutura para realizar o atendimento sem causar estresse para os novos clientes.

Para uma empresa, não deve ser simples ganhar 1.149 clientes em um dia e operacionalizar todo o atendimento sem falhas. Porém, se a experiência for positiva para os 1.149 clientes, podemos imaginar o quão bom negócio é multiplicar uma base de clientes em apenas 24 horas. A fidelização dos novos clientes vai depender da qualidade do serviço prestado.

Conforme citado no Blog do E-commerce, é importante tomar alguns cuidados para o fechamento da compra. O site Reclame Aqui já possui um número considerável de reclamações das empresas que oferecem os serviços.

Minha experiência ainda não foi finalizada. Quando finalizar comento por aqui.

Você já fez a sua compra coletiva?

Abraços 🙂

@_RenataReis_

Anúncios

6 comentários sobre “Compra Coletiva – Inovação no e-Commerce

  1. Eliana Luvizotto

    Eu tb fiz uma compra coletiva de um celular.
    Demoraram para confirmar a compra (+ ou – 1 mês), mas no fim tudo deu certo e já estou com o aparelho em mãos.
    Como escutei muitas reclamações sobre compras de serviços, como spas, restaurantes, etc., eu ainda penso 2x nesses casos, mesmo sendo muito tentador.

    Curtir

  2. Finalmente desfrutei da minha compra coletiva. Foi uma limpeza de pele, o local era bem pequeno – uma salinha e uma recepção – mas fui atendida por profissionais, isso ficou muito claro. Gostei do resultado e certamente farei outras coisas por lá.

    A clínica teve mais de 2mil compras e está atendendo aos domingos, foi o meu caso 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s