No comércio eletrônico, o Natal acaba hoje!
Muitas lojas continuarão vendendo com a promessa de entrega até o dia 24/12, mas tome cuidado para não correr riscos e ter aborrecimentos. Os grandes players que não trabalham com os Correios conseguem entregar em um prazo menor, pois possuem estratégias com suas empresas de logística, porém ainda há risco de atraso.
Na semana que vem observem que o foco da Campanha de Natal – destes players – será a comunicação da entrega garantida para determinadas regiões do país até o dia 24/12.
Buscando incentivar as vendas e atender os consumidores que ainda não fizeram as suas compras de Natal, os EUA está na 3a edição anual do “Dia do Frete Grátis” (Free Shipping Day). Um evento criado pelo site Free Shipping com o objetivo de oferecer a entrega gratuita e garantida até a véspera do Natal. Nesta edição, pelo menos 125 lojas online estão participando.
O Natal é a data mais importante do “varejo” no mundo. Existem comércios que conseguem incrementar o faturamento em até 100% no fim de ano. Segundo a estimativa da e-bit, o período (15 /11 a 24 /12/10) deve faturar 2,2 bilhões no comércio eletrônico brasileiro.
Portanto, fique atento à sua performance.
- Qual foi a sua participação no mercado que faturou 10,6 bilhões em 2009?
- Qual é a estimativa para fechar 2010?
- Quanto falta para alcançar esta meta?
Se este foi o 1o Natal da sua loja virtual, comece o dia 03 de janeiro fazendo algumas análises do período. Como:
- Faturamento
- Infraestrutura (atendimento, entrega, estoque, frete, verba, etc.)
- ROI – Retorno sobre Investimento (Return on Investiment)
- Participação de Mercado (Share of Market)
Um planejamento mal elaborado significa perder o trabalho realizado durante o ano inteiro. Com a análise, planeje suas vendas e consiga melhores resultados nas ações de Natal 2011. Atente-se aos resultados e a infraestrutura de seu e-commerce e garanta sua fatia na data sazonal mais representativa do mercado.
Abs 🙂
caí nesse conto.. comprei uma melissa dia 09/11 e não chegou atá agora, cruel procom que me aguarde!
CurtirCurtir
Certissima Renata, mesmo os consumidores ja diminuiram muito o ritmo esta semana, tivemos um movimento imenso nas duas ultimas semanas, mesmo com campanhas de divulgação reduzidas.
CurtirCurtir